As Garotas de Alceu - As pinups do Brasil

11:30 1 Comments A+ a-

Olá lindas(os)

Tudo bem com vocês?Eu estou bem,só cheia de trabalho,mas fora isso to muito bem rsrs. Eu sou uma pessoa muito curiosa e sempre to lendo revistas,Jornais e livros de todas as épocas e de todas as edições possível,e esta semana meu noivo lindo que sempre me ajuda nesta missão de achar algo para o blog,me trouxe a edição de 2012 da Revista "Historia da biblioteca Nacional"e uma matéria muito especial me chamou a atenção "Pin-Ups Brasileiras: As garotas de O Cruzeiro"e vou contar um pouco sobre essas garotas.



Todos nós sabemos que á segunda Guerra Mundia foi o estopim para as mudanças comportamental de muitos países,e que aqui no Brasil não foi diferente.Em 1939-1945 um grupo de garotas Brasileiras resolveu revolucionar os padrões de comportamento feminino tentando substituir o recato pela ousadia,todas essas garotas eram conhecidas como "As Garotas de Alceu" e se tornaram ícones de moda e comportamento para a juventude no período pós guerra,Alceu Penna foi um artista gráfico que entre 1938 e 1964 assinou uma coluna ilustrada na revista O cruzeiro onde ficou muito conhecido.


O Cruzeiro foi lançado em 1928 na Rio de Janeiro como  á primeira revista Ilustrada de circulação Nacional,o trabalho de Alceu Penna para O Cruzeiro ganhou maior destaque a partir da seção "Portifólio Modas" dentro e fora da publicação,que acompanhava varias novidades Internacionais,As garotas de Alceu foi inspiradas nas "Gibson Girls" que já foi falado aqui no blog  ,a coluna chamava a atenção por ter as cores vibrantes e por seu apelo gráfico,ainda mais em uma revista onde o preto e branco predominava,e chamava ainda mais a atenção pelas pin-ups sensuais  desenhadas nela distante dos padrões conservadores que era impostos as mulheres da época.


A coluna era composta de texto e ilustrações,e durou 26 anos,mas a ousadia ficou mais evidente entre 1938 e 1957 período em que outros artistas começaram a dar mais vida as ilustrações junto com Alceu.


E a mulherada da época adoravam as revistas pois as pin-ups alem de serem muito bonitas,elegantes e sensuais era mulheres comuns que queriam somente sua liberdade e ainda sim ser Mãe e dona de casa,e em 1940 muitas mulheres brasileiras começaram a aderir o vestuário pin-up e muitas coisa (marcas) era  impostada dos Estados Unidos,como os Vestidos amplos e de acinturados da silhueta pelo "New look" de Chirstian Dior,óculos de gatinho,shorts hot paint e a Cigarretes.
Após a coluna ser aposentada muitas outras foram criadas,para entreter as mulheres e por consequência atraia o publico masculino,e atualmente essas revistas não são nada fáceis de ser encontrada e as poucas que existem e vendida por valores exorbitantes para colecionadores. 


Fonte: Revista Historia da Biblioteca Nacional


Bom meninas eu deu uma boa resumida na historia porque ela é muito longa,mas se vocês quiserem ler toda a matéria vocês podem procurar esta edição em bibliotecas publicas ou "cebos".
Beijos
Acompanhe Também: Facebook | Tumblr | Twitter | YouTube 

1 Cerejinhas:

Write Cerejinhas
16 de maio de 2015 00:28 delete

Post lindo <3 adorei ver as ilustrações das fotos que vc tirou. Por certo eram ilustrações muito bonitas e chamativas. Suspeita pra falar porque sou década 40 na veia kkkk

Bjão

Gabi

Poesia em Transe

Reply
avatar